ANÁLISE
Francisco Morato é um município do Estado de São Paulo, na
Região Metropolitana de São Paulo, microregião de Franco da Rocha. A
população estimada é de 157.294 habitantes e a área é de 49,2 km², o que
resulta numa densidade demográfica de 3.470 hab./km². Os rios que cruzam a
cidade são os ribeirões Tapera Grande e Euzébio Matoso.
Mencionamos abaixo alguns programas e projetos para uma rápida
análise.
1-Município
Verde Azul do Governo Estadual
Os
Passivos Ambientais considerados nesse Programa estão divididos em dois
conjuntos.
O
primeiro deles decorre de imposições legais caracterizados pelos custos
ambientais incorridos ainda não quitados pela prefeitura, relacionados abaixo:
- Existência de áreas
contaminadas e penalidades aplicadas pela Companhia Ambiental do Estado de São
Paulo-CETESB;
- Existência de pendências
em relação ao licenciamento ambiental;
- Constatação de entulho
em Área de Proteção Permanente- APP;
- Não cumprimento de Termo
de Compromisso de Recuperação Ambiental- TCRA (Licenciamento ou Autuação) e
Auto de Infração Ambiental-AIA (impetrado contra a prefeitura).
O segundo grupo de obrigações ambientais
caracteriza-se pelas mais recentes condições de coleta e tratamento do esgoto e
dos aterros sanitários, refletidos pelas notas, em dezembro de 2011, do Índice
de Coleta e Tratamento do Esgoto do Município- ICTEM e Índice da Qualidade de
Aterro de Resíduos- IQR. O valor total do Passivo Ambiental que será aplicado
sobre o Índice de Avaliação Ambiental- IAA pode variar de 0 (zero) a 30
(trinta) pontos, sendo 20 (vinte) deles referentes ao segmento de obrigações
legais e os 10 (dez) pontos restantes referentes às condições de
coleta/tratamento de esgoto e às condições de aterro de resíduos domiciliares.
Seu ranck Estadual no Programa Municipio Verde Azul: (011) 31334014
2008 é nota 5,33 lugar 643
2011 é nota 5,41 lugar 622
Se considerarmos a evolução que tivemos ainda é pouco comparado ao
potencial de profissionais qualificados que temos em nossas comunidades
escolares;
2-
Sem atividade contribuindo para o retrocesso da caminhada de nossos
profissionais.O Programa de Jovens, Meio Ambiente e
Integração Social – PJ
MAIS é um programa de educação eco-profissional e formação integral de
adolescentes entre 15 e 21 anos de idade, habitantes de zonas periurbanas e
entorno de áreas protegidas da RBCV. A proposta do PJ-MAIS é adequada ao
conceito de reserva da biosfera, integrando a necessidade de sustentabilidade
econômica de jovens em situação socioeconômica desfavorável com a preservação e
recuperação ambiental, mudando atitudes e paradigmas em relação ao seu ambiente
e melhorando a qualidade de vida as comunidades envolvidas.
O Programa trabalha o jovem em sua inteireza,
encorajando o estudante a pensar, a refletir, a tomar decisões e a praticar a
ética e a cidadania.
O treinamento eco-profissional acontece nos Núcleos
de Educação Eco-profissional (NEE) com duração de 2 anos, sendo realizado simultaneamente
à educação do ensino médio. Essa formação implica na criação de oportunidades
de participação, treinamento e capacitação em quatro oficinas temáticas:
- Produção e Manejo Agrícola e Florestal Sustentável;
- Turismo Sustentável;
- Consumo, Lixo e Arte;
- Agroindústria Artesanal.
Estas oficinas práticas e reflexivas, de caráter
produtivo, abrangem uma ampla gama de possibilidades de atuação eco-profissional
dos jovens no chamado eco-mercado de trabalho.
O convênio com a cidade de Francisco Morato foi de
2008 à 2010; venceu o convênio, mas não foi renovado. Fica aqui o
questionamento, por que o conceito auto- sustentável não foi implantado neste
projeto pois bem sabemos tudo é passível de se acabar, mas tendo uma base
sólida na implantação o projeto por si só tornaria independente e ganharia
rumos de empresa coletiva, cooperativa, ONG, etc. Fazendo parcerias com o
entorno comercial a comunidade escolar na representação de sua associação de
pais e mestres se torna independente, forte, auto sustentável e principalmente
estabelece limites as demandas de políticos interesseiro que fazem de nossas
escolas curral eleitoreiro.
Em
atividade, fortalecendo parceria comunidade escolar e bairro.
O Programa
Comunidade Educadora que forma jovens Agentes Pedagógicos Ambientais nos
municípios. Estes jovens atuam em escolas, creches e espaços comunitários
mobilizando seus colegas, professores e familiares para a proteção e
valorização do meio ambiente local. Nesta ação, participam 30 jovens em
Francisco Morato, da E. E.Jardim Alegria II; projeto trazido pelas mãos da
professora Andrea Leite (ciências e biologia), o mesmo projeto se encontra
desde o ano de 2010 em algumas escolas daqui de Francisco Morato; E. E. Bueno
Azevedo, E. E. Vicenzo Lobassi, E. E. Levorin e E. E Belém da Serra e na
Fundação Pró- Morato, também de Francisco Morato, que possui uma dinâmica
diferente das escolas – não montam as tendas em colégios, mas em locais
diferentes, como a APAE ( Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais). É
válida uma visita nestes locais para termos base inicial e assim fortalecer a
ideia de sermos também uma eco- escola por iniciativa do próprio corpo docente.
E principalmente deixar claro nas reuniões dos APAS que aqui não é a lixeira da
E. E. Jardim Alegria II, portanto é necessário a conscientização...
Plano de
ação ambiental
Diante a
tais situações, percebemos que as frentes de trabalhos são;
-
Incentivar o Município a melhorar seu Ranck, conquistando melhor lugar e melhor
nota, com ações que colaborem na redução dos entulhos nos aterros sanitários
através da reciclagem dos residuos solidos e organicos ganhando assim estatus
de eco escola sustentável pois o dinheiro arrecadado com a reciclagem e a
possivel venda do adubo organico contribuirá para melhoria da estrutura
escolar.
- Implantar hortas educativas com as crianças. O objetivo é
demonstrar que desde pequenos já temos responsabilidades pelos nossos atos, e
que esses atos podem melhorar ou piorar o entorno onde vivemos, estudamos e
principalmente refletirá nas novas gerações, mesclando nas aulas teóricas e
práticas, conceitos de Educação Ambiental, Nutricional e Valorização do Meio
Rural e periurbano ( sub regiao Norte)
via Horticultura.
- Valorização: Terrenos baldio virando hortas escolares e comunitárias é
igual a menos lixo portanto ambiente mais limpo e agradável, nova alternativa
de renda, envolvimento e participação comunitária contribuindo assim para os
trabalhos cooperativos e melhoria da qualidade de vida.
Sementeira e composteira suspensa com geladeira e fogões (aço 100% sustentavel)
Benefícios Ambientais são incontáveis, para exemplificar:
• Fortalecer o Eixo
da comunidade através da Educação Ambiental que interfere diretamente na
Qualidade de Vida.
• Conscientizar a Comunidade Local sobre a sua
responsabilidade para com o meio em que vive e o meio global
• Fazer um resgate
histórico ambiental, diagnóstico atual e planejamento para preservação e
restauração de áreas degradadas do entorno das escolas e prédios públicos;
• Trabalhar a relação
entre a vegetação e a água; reciclagem e
lixo; lixo e água; água e reciclagem; valores de amor e respeito à natureza;
• Conhecer técnicas
simples de coleta e produção de mudas de árvores nativas, reflorestar as áreas
degradadas principalmente entorno das escolas e prédios públicos;
• Arborizar e manter
a limpeza em calçadas, jardins, áreas de lazer com plantas típicas da mata
nativa em torno da escola e predios públicos.
• Manter um viveiro
de mudas para estudo e fornecimento de espécies que deverão ser utilizadas nos
reflorestamentos, arborizações, paisagismo do bairro e quem sabe cidade em
conjunto com o herbário para que as crianças tenham o conhecimento de plantas
medicinais, plantas do cerrado, caatinga, planicie, Mata atlantica, Floresta
amazonica, etc. Conheçam pequenos bichos; formiga, cupim, lagarta, minhoca,
tatuzinhos, etc.
Respeito aos animais, idosos, cadeirantes, carroceiros, faxineiros,
“lixeiros” (profissionais da conservação publica), professores, merendeiras,
etc...
parquinho
revitalizado
Valorização e revitalização dos patrimônios públicos desenvolvendo o
sentido de pertencimento e respeito mutuo, sem esquecer as regras de transito e
saúde, pois é essencial que esses temas
sejam abordados de forma lúdica e cultural.
Refeitório decorado
Reciclagem
Criativa em conjunto com a horta
Redução
dos Materiais orgânicos e sólidos nos aterros municipais.
Sala
Verde com filmes wall.E, máquina do tempo ( turma da Monica), os sem floresta,
a polegarzinha (barbie), rio ( trafico de animais arara azul ave em
extinção), a era do gelo (animais
extintos e aquecimento global), etc. ; filmetes, livros, cadernos, cartilhas
com temas: eco cidadão, as águas subterrâneas do Estado de São Paulo,
Agricultura Sustentavél, Aquecimento global, biodiversidade, consumo
sustentável, desenvolvimento sustentável, ecoturismo, energias renováveis,
etanol e biodiesel, gestão ambiental, habitação sustentável, licenciamento
ambiental, lixo mínimo, mata ciliar, poluição atmosférica, unidade de
conservação, uso racional da água, etc.;
cartazes, etc.
oficina de brinquedo com
materiais recicláveis
(
recicloteca )
Capacitação
dos envolvidos no projeto
Geração de emprego e renda
Valorização dos Artesão, etc
Considerações
finais
Trabalhar
questões ambientais é caminhar na busca da qualidade de vida do presente e do
futuro.
O ser humano tem que se perceber
parte do ambiente e desta forma tratá-lo com respeito, dignidade
e amor.
Quem ama o espaço em que vive se
preocupa com o seu gerenciamento e é capaz de fazer intervenções na busca da
melhoria da qualidade de vida.
Através da sensibilização de
gestores, educadores profissionais e educadores universitários nas questões
ambientais é possível desenvolver junto a comunidade que freqüenta as
escolas reflexões e ações em prol de um
ambiente saudável.
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